ABB e Vattenfall são reconhecidas pelo pioneirismo em tecnologia HVDC

2017-05-18 - O programa IEEE Milestone reconhece a primeira ligação HVDC comercial do mundo em Gotland, Suécia

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) reconheceu a primeira ligação HVDC comercial do mundo, em Gotland, Suécia, como um marco decisivo da engenharia elétrica.

Há mais de 60 anos, a ABB introduziu uma nova forma de transmissão de energia por longas distâncias, com perdas mínimas – a corrente contínua de alta tensão (ou HVDC, na sigla em inglês).
A ligação de Gotland foi a primeira do gênero no mundo.
Este marco de inovação agora fará parte do prestigiado hall da fama IEEE Milestones, que destaca conquistas técnicas significativas no mundo da engenharia elétrica. Menções anteriores do IEEE Milestones incluem inovações tecnológicas tais como a invenção da lâmpada, o CD player e o nascimento da internet. O IEEE, com seus mais de 400 mil membros, é a maior associação de profissionais técnicos no mundo.

“A HVDC é uma tecnologia revolucionária que ocupa um lugar de destaque na tradição de inovações pioneiras da ABB. Sentimo-nos honrados com o fato de o histórico projeto Gotland, primeira ligação HVDC comercial do mundo, receber este reconhecimento do IEEE e, também, privilegiados por compartilhar tal honraria com a Vattenfall, quem primeiro abraçou esta tecnologia”, comentou Claudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. “A tecnologia HVDC desempenhará papel vital na formação de uma rede de energia cada vez mais digital e interligada e é um elemento-chave na estratégia Next Level da ABB, na medida em que reforçamos nossa liderança global como os parceiros escolhidos para a capacitação de uma rede mais forte, mais inteligente e ecológica”.

Na década de 1950, o consumo de eletricidade crescia rapidamente na Suécia, mas as grandes hidrelétricas do país, situadas ao norte, ficavam a mais de mil quilômetros dos principais centros de carga, no sul. Isso significava que áreas como Gotland – uma ilha no sul da Suécia – tinham que produzir sua própria eletricidade, com o dobro do custo do continente. Esta situação inspirou o desenvolvimento de um sistema de transmissão eficiente, confiável e econômico para o transporte de eletricidade por longas distâncias e teve como consequência a primeira ligação HVDC comercial, que permitiu que o fluxo de energia viajasse por um cabo submarino de 96 quilômetros entre Västervik, no continente sueco, e Ygne, uma cidade situada na ilha de Gotland.

Quando instalada pela primeira vez, esta ligação HVDC tinha uma capacidade de 20 megawatts (MW) e operava a uma tensão de 100 quilovolts (kV), mas vem sendo progressivamente aprimorada pela ABB, com a evolução da tecnologia HVDC.
Hoje em dia, sua tensão nominal é de 150 kV e sua capacidade de transmissão de 320 MW de energia fornece eletricidade para atender às necessidades dos 60 mil residentes de Gotland. A cadeia também permite que a energia eólica limpa, gerada na ilha, seja transmitida para o continente. O sistema está sendo aprimorado atualmente, para integrar ainda mais energia eólica renovável à rede.

Algumas das maiores cidades do mundo, incluindo Los Angeles, São Paulo, Shanghai e Deli, dependem de linhas de transmissão HVDC para entregar grandes quantidades de energia, muitas vezes a partir de fontes renováveis localizadas a milhares de quilômetros de distância. Ligações HVDC também estão sendo cada vez mais implantadas como interconectores entre regiões e países, permitindo otimizar a utilização das energias renováveis, o balanceamento de cargas e o comércio de eletricidade. A tecnologia é também amplamente utilizada para integrar a eletricidade de parques eólicos offshore e alimentar redes do continente com energia renovável.

A tecnologia HVDC agora pode entregar até 12 gigawatts de energia a níveis de tensão de até 1.100 kV, abrangendo distâncias de mais de 3 mil quilômetros. Há mais de 60 anos, a ABB foi pioneira na tecnologia HVDC e, durante esse tempo, conquistou mais de 110 projetos de HVDC, representando uma capacidade instalada total de mais de 120 mil megawatts, cerca de metade da base instalada mundial.

A ABB trabalhou a fundo no desenvolvimento da HVDC na década de 1990 introduzindo uma solução de conversor de tensão (VSC) denominada HVDC Light® e a primeira cadeia de energia VSC do mundo também foi instalada em Gotland. A ABB foi a responsável por escrever o próximo capítulo desta tecnologia, quando, em abril de 2017, dobrou sua capacidade elétrica, para 3.000 MW, e sua cobertura de distância, para 2.000 km, aumentando a capacidade de tensão para 640 kV e com potencial para fornecer 350% mais energia por metro quadrado de espaço utilizado. A ABB dita o rumo desta tecnologia, posição conquistada mediante a entrega de 18 dos 24 projetos HVDC VSC encomendados em todo o mundo.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Informações para a imprensa
    • Imagem corporativa
      www.imagemcorporativa.com.br

      Paula Janer
      Telefone: +55 11 3526-4572
      paula.janer@imagemcorporativa.com.br

      Adélia Chagas
      Telefone: +55 11 3526-4538
      adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

      Bárbara Pereira
      Telefone: +55 11 3526-4562
      barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

      Isabella Ortega
      Telefone: +55 11 3526-4588
      isabella.ortega@imagemcorporativa
    seitp202 03eb1235e67e8d87c125812400472107