ABB resgata raízes históricas de sua tecnologia pioneira para modernizar o primeiro link HVDC do mundo

Zurique, Suíça, 28 de janeiro de 2016 – Modernização de $ 22 milhões para possibilitar mais integração de energia renovável e impulsionar a confiabilidade da rede na ilha de Gotland na Suécia

ABB, líder em tecnologias de energia e automação, ganhou a concessão de pedidos no valor de $ 22 milhões junto à Vattenfall Eldistribution AB para modernizar o primeiro link comercial de transmissão de corrente contínua em alta tensão (HVDC) do mundo, instalado pela ABB em 1954. Isso leva a empresa de volta às suas raízes de tecnologia revolucionária da qual a ABB foi pioneira mais de 60 anos atrás. A entrega dos pedidos foi agendada para o quarto trimestre de 2015.

O link de 150 quilovolts (kV) possui uma capacidade de transmissão de 320 megawatts (MW) de energia a 100 quilômetros de Västervik, na costa leste do continente Sueco, até Ygne, na ilha de Gotland. O link fornece energia elétrica para satisfazer as necessidades dos 58.000 moradores de Gotland e permite que a energia eólica gerada na ilha seja transmitida para a costa continental. Essa modernização ajudará na melhoria da capacidade e permitirá que uma maior quantidade de geração de energia eólica em Gotland seja integrada à rede para uso local na Suécia e através de fronteiras.

Como elemento chave de modernização, a ABB instalará o controle e sistema de proteção de última geração chamado MACH, que atua como cérebro de um link de HVDC. O sistema de controle MACH da ABB oferece uma capacidade de cálculo imbatível e um grau elevado de capacidade de integração, ele visa administrar as funções de controle e proteção projetadas para funcionar em tempo integral por um período de 30 anos ou mais. Ele também incorpora registros avançados de falhas e funções de controle remoto. O sistema de refrigeração também será atualizado como parte do projeto. As modernizações substituem os equipamentos antigos e ajudarão na melhoria de segurança da fonte de alimentação para a ilha. Além de uma interface moderna de operador, ele também ajudará na ampliação da vida útil do link, bem como irá proporcionar uma melhoria da disponibilidade e funcionalidade.

O primeiro sistema de transmissão comercial de HVDC instalado pela ABB entre a ilha de Gotland e a costa continental sueca iniciou as operações em 1954. A história se repetiu quando a primeira interconexão do mundo a usar tecnologia de conversor de fonte de tensão (VSC) HVDC, chamada de HVDC Light da ABB, foi instalada em Gotland em 1999. A instalação de HVDC foi modernizada pela ABB de forma progressiva à medida que esta tecnologia se desenvolveu e esta última atualização é mais um passo para esta consolidação.

"Sendo pioneira na tecnologia HVDC por meio do comissionamento do primeiro link comercial em 1954, nós temos muito orgulho de fornecer um novo conceito para este ativo tão precioso e fundamental para empresa. Permitindo uma maior integração de energia eólica, mais pessoas se beneficiarão de energia limpa renovável, ajudando desta maneira na minimização do impacto ambiental", disse Patrick Fragman, Responsável pela área de Redes de Energia que faz parte da Divisão Power Grids da ABB. Esse projeto de modernização reafirma a nossa estratégia Next Level com foco no fornecimento de valor agregado para os nossos clientes por meio da tecnologia, durante todo o ciclo de vida útil relacionado à construção, operação e manutenção dos seus ativos".

Desde que foi pioneira na tecnologia HVDC mais de 60 anos atrás, a ABB foi premiada com mais de 110 projetos, representando uma capacidade instalada total de mais de 120.000 megawatts e responsável por cerca de metade da base instalada global. A ABB continua como líder de mercado e desta tecnologia para este segmento e hoje, entre seu número crescente de aplicações, o HVDC desempenha um papel fundamental na integração de energias renováveis, disponibilizando energia de forma eficiente e confiável por longas distâncias e conectando regiões e países.

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 1ba892ed6614d45c83257f4d0047549a