ABB exibe lançamentos para otimizar a operação completa de processos industriais

2015-08-03 - São soluções de automação e otimização dos processos industriais desenvolvidas para promover melhor controle dos processos com segurança, eficiência e redução de custos.

São Paulo, 03 de agosto de 2015 – A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, vai mostrar na 5ª edição do Automation & Power World Brasil, maior evento promovido pela companhia, equipamentos e sistemas desenvolvidos com o objetivo de proporcionar condições para que as plantas industriais operem plenamente. A ABB tem um portfólio completo de soluções versáteis, como plataformas colaborativas, automação de processos e monitoramento remoto, que podem ser aplicadas em diversos setores industrias. Entre os benefícios para os clientes destacam-se o aumento da produtividade, eficiência energética e redução de custos.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no WTC Sheraton Hotel, em São Paulo. O tema desta edição é a “Era da Conectividade”. Em um espaço de 2 mil metros quadrados, serão expostas as tecnologias mais atuais que se destacam nos mais de 100 países em que a ABB está instalada. Serão realizadas 85 palestras, divididas em sessões simultâneas, em que especialistas vão abordar as tendências do mercado.

Seguem os principais lançamentos para operação e otimização no Automation Power World:

YuMi
O YuMi é o primeiro robô industrial de dois braços colaborativo do mundo. Sua principal característica é trabalhar conjuntamente com humanos na realização de processos, com máxima segurança. O robô YuMi foi projetado para atender a necessidades específicas de alta precisão e pode ser aplicado em diversos setores industriais. Dispõe de um esqueleto de magnésio leve, mas rígido, coberto por um revestimento de plástico flutuante envolto em estofamento macio para absorver impactos. Seus dois braços e mãos flexíveis com pinças hábeis possibilitam sensível retorno de controle de força e recursos de segurança integrados. Ele é capaz de conduzir a montagem de pequenos artefatos, como alimentadores de peças flexíveis e sensores de controle de força, e também está apto a encaixar diversas peças e montar uma grande variedade de equipamentos. Pode manusear tudo, desde peças delicadas e precisas como as de um relógio de pulso mecânico até componentes usados em celulares, tablets e PCs. Essa precisão permite ao YuMi enfiar a linha em uma agulha. Com sensibilidade aguçada, se o YuMi sentir um impacto inesperado, como por exemplo uma colisão com um parceiro de trabalho, ele pode pausar seus movimentos em questão de segundos, e a operação ser reiniciada com muita agilidade.

RacerPack
A solução RacerPack é uma célula-padrão de encaixotamento compacta e de fácil instalação. Desenvolvida para encaixotar embalagens do tipo flowpack, como as utilizadas em picolés e barras de chocolate. Com um robô modelo IRB 360, também conhecido como Flexpicker ou “Robô Aranha”, foi dimensionado para trabalhar em alta velocidade, em que um único equipamento pode atender mais de uma linha de produção. Diferentemente do que se fazia no passado, quando eram utilizados sistemas de visão para identificar os produtos a ser encaixotados, esse novo conceito associa velocidade e capacidade de carga em produtos indexados por esteiras taliscadas. Essa solução atende com agilidade e eficiência a indústria de bebidas e alimentos. O RacerPack é um caso de sucesso da ABB em diversos países, onde já foram vendidas e instaladas mais de 150 unidades.

ACS580
O inversor ACS580 integra o portifólio de inversores totalmente compatíveis da ABB. Esses equipamentos simplificam vários processos e controlam o motor com mais eficiência. Todas as funções essenciais são embarcadas, reduzindo a necessidade de lidar com componentes externos, cabeamento adicional e restrições de espaço, o que permite melhor gerenciamento e maior economia de energia. O ACS580 é um produto completo que permite conectar e operar de forma quase imediata e assim controlar bombas, ventiladores, transportadores, misturadores e aplicações de torque variável e constantes. Além de oferecer suporte a mais de 20 idiomas. A faixa de potência vai de 0,75 a 250 kW e a de tensão de 208 a 480 V. Esse inversor possui um reator de entrada que proporciona redução de harmônicos em um projeto menor e mais leve. Também conta com filtro EMC, chopper de frenagem até o tamanho de estrutura R3, interface Fieldbus Modbus RTU e a função de segurança STO (Safe torque-off, certificação SIL3 / PLe). As conexões de controle padrão podem ser estendidos mediante o uso dos módulos de extensão opcionais de entradas e saídas analógicas/digitais. O equipamento acompanha a ferramenta computacional Drive Composer, que proporciona ampla capacidade de monitoramento de inversores e ajuste de processos. A versão “Pro” traz funções avançadas, como diagramas gráficos de controle, que ajudam os usuários a configurar rapidamente a lógica do inversor.

Motor NXR
Motor NXR é fabricado no Brasil e acompanha a atualização de todas as linhas de motores de indução de média e alta tensão da ABB. Suas principais características incluem a combinação de alta potência, rendimento e tamanho reduzido, que simplificam a instalação, alta confiabilidade e maior eficiência na refrigeração externa por meio da maximização da área de refrigeração. Os motores da linha NXR da ABB são ideais para aplicação geral, como bombas, ventiladores e correias transportadoras.


Sistema 800xA Extended Operator Workplace (EOW)
Sistema 800xA v.6 proporciona um ambiente de automação mais seguro, reduz custos e melhora a produtividade por meio da automação de processos, proteção elétrica, segurança e telecomunicações em um único sistema. Essa ferramenta compõe um portfólio completo da ABB que inclui recursos de segurança inovadores, como controle avançado de acesso, cadastro positivo e meios para monitorar e gerenciar a integridade de segurança do sistema de controle. Além de proporcionar um ambiente de sala de controle de alta performance para o operador, com a Extended Operator Workplace, uma estação de operação com recursos avançados de ergonomia (EOW). É indicado não apenas para novos projetos, pois foi especialmente desenvolvido para suportar atualizações de DCS antigos que funcionam em sistemas operacionais não suportados. Essa plataforma de colaboração realiza o gerenciamento de alarme, controle avançado, sistemas de vídeo, segurança, integração elétrica, gerenciamento de energia, entre outros. Oferece também novas formas de visualização, correção e análise de dados, com a adição da mesa de colaboração, que proporciona visão 3D de indicadores de desempenho da planta.

ABB MIDAS Library
O Sistema 800xA MIDAS Library é uma ferramenta que proporciona aos engenheiros que operam minas de extração automatizada e de processamento uma maneira mais eficaz de solucionar problemas no sistema elétrico, a partir de uma sala de controle. A principal característica é a realização do monitoramento remoto da subestação com informações em tempo real sobre o estado de seus sistemas elétricos. Com isso, é possível identificar e solucionar os problemas com segurança e redução do tempo para diagnóstico de falha elétrica. O operador será capaz de monitorar toda a infraestrutura elétrica de uma mina a partir de uma única estação de trabalho, com a utilização de um único pacote de software. Os dados analíticos são apresentados em tempo real utilizando uma interface gráfica simples e intuitiva. A plataforma do sistema 800xA da ABB tem como base a norma 61850 da Comissão Internacional Eletrotécnica (International Electrotechnical Commission), que cria uma linguagem comum para subestações automatizadas e sistemas de distribuição de energia.

O Mining é um motor desenvolvido para aplicações em atmosfera explosiva de mineração subterrânea. Com classificação de 0,55-710 kW, pode ser aplicado com transportadores, ventiladores de ar-condicionado e bombas de água, em quadros IEC 80-450 e motores de ferro fundido. Os motores de áreas perigosas, código de tipo M3JP, são certificados para IECEx e ATEX, e operam com os últimos níveis de eficiência IEC padrão, IE2, IE3 e IE4. Os equipamentos dispõem de um gabinete IP66 para a máxima proteção contra a entrada de água de alta pressão, poeira e substâncias voláteis, e são isolados para a classe F. Os requisitos de segurança e confiabilidade são reforçados com o uso do tipo PTC enrolamento detectores de temperatura. Os motores são projetados para uso com unidades de velocidade variável (VSDs) sem a necessidade de quaisquer filtros adicionais.

Serviço:

Automation & Power World Brasil 2015
Data: 19 e 20 de agosto de 2015
WTC Events Center
Avenida das Nações Unidas, 12559 – Itaim Bibi – São Paulo

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhorem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de Integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 26ecbbced6d2853a83257e9300513da6