ABB lança solução AssetVista para gestão de ativos

2015-08-17 - Tecnologias integradas proporcionam aos clientes aumento da produtividade, eficiência, redução de custos e maior segurança para os operadores

São Paulo, agosto de 2015 – O conjunto de soluções desenvolvidas pela ABB auxiliam na eficiência das operações, resolução de falhas com agilidade e de maneira sistemática, com foco na produtividade e redução de custos. A área de serviços da ABB vai ter um espaço dedicado para apresentação de seu portfólio voltado para gestão de ativos, como o lançamento do AssetVista no Brasil, bem como para a abordagem da temática de segurança no trabalho. As novidades estarão na 5ª edição do Automation & Power World Brasil (APW), maior evento global promovido pela companhia, a ser realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

A área de serviços vai apresentar soluções de acesso e diagnóstico remoto, além de uma área voltada para segurança do trabalho, uma prioridade para a ABB. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar uma plataforma de comando e controle que realizará o monitoramento, em tempo real, de equipamentos como motores, inversores e disjuntores, distribuídos nos 2 mil m2 de espaço do evento, conectados via wireless.

Outro destaque na exposição fica por conta do Asset Health Center – que realizará o monitoramento em tempo real de uma planta transmissora de energia localizada nos EUA. Do APW, profissionais estarão acompanhando as atividades dos ativos da planta e será possível identificar falhas, condições, priorizando atividades quando necessário. Já o AssetVista é uma plataforma industrial para integração e monitoramento em tempo real das condições dos ativos das plantas. A solução permite o monitoramento dos equipamentos por meio de características operacionais, dados de manutenção com os parâmetros de desempenho e nível de criticidade, além da integração com sistemas de gestão de manutenção já existentes. Com base nessas informações, o sistema pode fornecer às equipes tarefas prioritárias para manutenção.

O AssetVista foi desenvolvido para suportar as atividades diárias de engenharia de manutenção e com confiabilidade, inclusive as de planejamento e supervisão. Sua Interface versátil permite o acesso às informações e rápida tomada de decisão. Essa combinação melhora a confiabilidade dos equipamentos, pois permite a identificação de possíveis falhas em tempo real o que proporciona a redução dos custos operacionais e de manutenção, evitando paradas não planejadas que afetam a produtividade.

Potencializa também uma funcionalidade da plataforma do sistema 800xA, o Asset Optimization. Essa função também pode ser facilmente integrada a uma série de outros sistemas de controle. A integração de dados leva ao aumento da eficiência operacional e proporciona maior agilidade na realização de reparos e na eliminação de manutenções desnecessárias, que podem expor a equipe a riscos de segurança. O AssetVista pode ser aplicado em diversos setores industriais. A correia transportadora de uma planta de mineração, por exemplo, oferece grande variedade de informações, que frequentemente estão distribuídas em diferentes sistemas e usuários. Essa visão totalmente individualizada impede que informações essenciais sejam compartilhadas em tempo hábil por todas as partes envolvidas, o que pode acarretar atraso na manutenção e oneração de custos. O AssetVista™ evita esse cenário, por meio do direcionamento das informações em um sistema orientado para manutenção. Dessa forma, todas as áreas envolvidas são previamente notificadas sobre uma falha potencial juntamente com uma sugestão de ação. O sistema produz relatórios periódicos que orientam a equipe de manutenção com o detalhamento das informações sobre os ativos da planta. Logo, permite uma rápida detecção de falhas e reduz as perdas de produção.

Para a gestão da condição de uma grande quantidade de ativos de mesma familia de equipamentos, como é o caso das transmissoras e distribuidoras de energia, o AssetHealth Center é a plataforma ideal. Conta com uma interface única para conexão com diversos equipamentos e sistemas. Durante o APW, também será abordada uma temática muito importante para a companhia, que é a segurança do trabalho de funcionários, da comunidade e dos prestadores de serviços, fator vital da confiabilidade das operações. Promover um ambiente de trabalho seguro e agradável proporciona melhor qualidade nas atividades realizadas, aumento da produtividade e organização. A ABB está preparada para atender às demandas de seus clientes. Um dos pilares de seu plano de crescimento é entregar ao mercado soluções que atendam aos desafios globais de crescimento.

Serviço:
Automation & Power World Brasil 2015
Data: 19 a 20 de agosto de 2015
Sheraton São Paulo WTC Hotel
Avenida das Nações Unidas, 12559 – Itaim Bibi – São Paulo

Sobre a ABB
A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita aos clientes a indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhorem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de Integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 52500671a3f1467d83257eab005f600a