ABB apresenta portfólio para concessionárias de energia e infraestrutura

2015-08-07 - Destacam-se sistemas de cabos subterrâneos e submarinos de transmissão de energia com tecnologia HVDC e subestações digitais controladas remotamente

São Paulo, agosto de 2015 – A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, vai apresentar na 5ª edição do Automation & Power World Brasil, maior evento promovido pela companhia, soluções desenvolvidas com o objetivo de proporcionar às concessionárias de energia, clientes industriais e de infraestrutura um portfólio completo de transformadores de potência, distribuição, tração e para aplicações especiais, bem como componentes e serviços.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no WTC Sheraton Hotel, em São Paulo. Em um espaço de 2 mil metros quadrados, serão expostas as tecnologias mais atuais que se destacam nos mais de 100 países em que a ABB está instalada. Serão realizadas 85 palestras, divididas em sessões simultâneas, em que especialistas vão abordar as tendências do mercado.
Seguem os principais lançamentos que serão exibidos no Automation & Power World:

HVDC offshore – Sistema de cabos subterrâneos e submarinos de transmissão de energia com tecnologia HVDC e 525 kV de tensão, que duplica o fluxo de energia e prorroga intervalo para permitir maior integração das energias renováveis. O novo cabo oferece aumento de 64% mais de 320 kV, atualmente a mais alta tensão implantada para esse tipo de tecnologia. O sistema de cabo 525kV pode ser implantado em submarinos e aplicações subterrâneas, tornando-o ideal para a entrega eficiente de energia através de áreas densamente povoadas, ambientalmente sensíveis ou para aplicações costeiras e de alto mar aberto. Um único par de 525 kV cabos HVDC extrusado poderia, por exemplo transmitir energia suficiente de parques eólicos offshore para fornecer dois milhões de famílias.

Transformadores – Cobrem toda a cadeia produtiva desde a geração, transmissão até a distribuição de energia. São projetados para proporcionar maior confiabilidade com impacto ambiental mínimo, além de otimizar o retorno de investimento.

Hidry 72 – Transformadores a seco para classe de tensão de 72,5 kV com potência de até 63 MVA. Não contêm líquido inflamável, o que elimina qualquer possibilidade de explosões e propagação de fogo. Utilizados em aplicações que exigem alto nível de segurança como aeroportos, metrô, navios, hospitais, shoppings, entre outras.

Subestações digitais – As subestações digitais são o resultado de uma revolução nos sistemas de proteção, controle e supervisão. Foram incorporadas múltiplas funções e tarefas, que se comunicam com outros sistemas por meio da tecnologia digital. Com isso, as concessionárias de energia podem operar e controlar remotamente as subestações sem a necessidade da presença de um operador.

OLM - Outage Lifecycle Management – Solução permite às concessionárias de energia gerenciar processos fundamentais de planejamento e preparação, até a restauração final de serviço e relatórios regulamentares no ciclo de vida de uma interrupção de serviço. Permite aos operadores isolar uma falha, priorizar os reparos e proporcionar rápida restauração com mínimos impactos à operação.
Network Manager DMS – Solução é usada para gerenciar a rede de distribuição elétrica e as equipes de campo que operam, mantêm e reparam a rede. O sistema mantém um modelo de conectividade completo da rede elétrica construída. O Network Manager fornece uma imagem mais precisa do desempenho de rede de distribuição elétrica e permite respostas mais rápidas e mais confiáveis para problemas no sistema. Ao gerir de forma eficiente seus ativos de distribuição, as concessionárias conseguem melhorar a confiabilidade e reduzir o impacto das falhas.

Unigear – Painel de média tensão com fabricação local, pode ser aplicado em praticamente todos os segmentos industriais. Proporciona o aumento da eficiência do processo, menor custo de operação, integração maximizada, confiabilidade e segurança.

Religador Gridshield – Religador de média tensão com aplicação em projetos do setor eólico e concessionarias de distribuição. Combina a função do disjuntor com a capacidade de restaurar a energia, para que faltas temporárias nas redes não resultem em duradouras interrupções no fornecimento de energia. O religador GridShield é especificamente projetado para o uso em sistemas de distribuição ou alimentadores em subestações, maximiza a confiabilidade no longo prazo e minimiza a necessidade de manutenção em curto prazo. O conceito do GridShield pode operar como religador, disjuntor, chave automatizada e seccionador, ou até conectar sistemas de geração distribuída ou comunicar em GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) mensagens utilizando protocolo IEC 61850.

Filtro de harmônicas – Solução para problemas de qualidade de energia causados por harmônicos, com desequilíbrio de carga e demanda de potência reativa. Indicados para aplicações pequenas, médias ou grandes são adequados para instalações industriais e comerciais em redes de baixa tensão.

PASS – A solução PASS (Plug and Switch System) inclui todas as funções de um bay completo de alta tensão em um único módulo. O design híbrido faz uso de barramentos tradicionais isolados a ar para se conectar a outros equipamentos na subestação enquanto combina as principais funções em um invólucro monofásico isolado a gás SF6, permitindo a construção de qualquer tipo de subestação, por meio de uma solução altamente confiável.

Transformadores de potencial para serviços auxiliares – Solução compacta com especificações para sistemas de 48 kV a 362 kV, potências nominais até 333 kVA para todos os níveis básicos de isolamento, com saídas secundárias em BT e MT, tensão de saída regulada e enrolamentos de medição opcionais. Proporcionam baixo custo de energia, mínima manutenção e podem ser dimensionados sob medida para cargas auxiliares.

Serviço:

Automation & Power World Brasil 2015
Data: 19 e 20 de agosto de 2015
WTC Events Center
Avenida das Nações Unidas, 12559 – Itaim Bibi – São Paulo

Sobre a ABB
A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhorem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de Integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 631536f0a052079b83257e9700708c0c