Monitoramento do planeta com equipamentos de instrumentação da ABB

2009-01-23 - Os avançados equipamentos de instrumentação da ABB têm auxiliado agências espaciais e metereológicas em todo mundo a entenderem melhor os complexos processos da atmosfera e melhorarem suas previsões do tempo e monitoramento das mudanças climáticas globais.

A ABB é líder mundial no fornecimento de soluções analíticas para medir gases e tóxicos na atmosfera da terra e monitorar processos dinâmicos que modificam o clima mundial e as forças que influenciam o clima.

Muitas das agências espaciais e escritórios meteorológicos confiam nas soluções analíticas da ABB para cuidar das suas medições vitais em bases terrestres, aéreas e aplicações espaciais.

Geralmente, em satélites que orbitam há mais de mil quilômetros acima da terra as soluções geram dados únicos e precisos, em fenômenos críticos como, por exemplo, nas zonas de redução de ozônio e concentração de gases de efeito estufa, bem como na presença de substâncias tóxicas durante e após disastres naturais e causados pelo homem.
As soluções de última tecnologia da ABB são baseadas numa espectroscopia de transformação de infra vermelho Fourier (FTIR) e são os principais componentes analíticos dos satélites e aeronaves. Entre as diversas instalações, as de maior perfil são:

Sistema de satélites de órbita polar dos EUA para previsão do tempo.

NPOESS
A ABB desenvolveu e produziu o interferômetro no Cross-track Infrared Sounder (CrIS), um dos principais instrumentos do Sistema Operacional Estadounidense de Satélites Ambientais de Órbita Polar (NPOESS). Os satélites da NPOESS monitoram todo o planeta de uma altitude de aproximadamente 850 quilômetros. Os interferômetros da ABB irão proporcionar dados exatos sobre temperatura, pressão, umidade e presença de químicos na troposfera (a parte mais baixa da atmosfera da terra). Esses dados irão aprimorar a precisão na previsão do tempo. O lançamento do primeiro satélite NPOESS está previsto para 2013. NPOESS

Primeiro satélite que mede as emissões de gases de efeito estufa

GOSAT
Um interferômetro espacial da ABB é o principal componente do satélite Japonês GOSAT (Satélite de observação de gases de efeito Estufa) lançado recentemente. O interferômetro irá coletar e transmitir medidas precisas das quantidades de dióxido de carbono e metano, a partir de 56.000 pontos de observação que estão há 666 quilômetros acima da terra. O GOSAT será o primeiro satélite do mundo a medir e monitorar as emissões globais de gases de efeito estufa.
GOSAT

Medidas precisas da redução de ozônio

SciSat
O principal equipamento de instrumentação do SciSat, um satélite operado pela agência Espacial Canadense, é um FOURIER da ABB de espectroscopia de transformação. Todos os dias ele mostra 2.700 valores espectros da atmosfera. O equipamento de instrumentação proporciona a medição mais exata da quantidade de químicos que auxiliam na melhoria da compreensão dos processos químicos na parte mais alta da atmosfera dos processos dinâmicos que acarretam a destruição e criação da estratosfera de ozônio. As medições também trazem uma importante contribuição para as políticas internacionais de meio ambiente, focadas em proteger a camada de ozônio.

Respostas emergenciais para disastres ambientais

EPA ASPECT
TA agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA) que opera um avião de resposta emergencial, possui um espectroscopio feito pela ABB. Os dispositivos medem – há uma distância segura – a presença de substâncias químicas perigosas na atmosfera, emitidas durante desastres ocasionados pelos homens. O avião foi utilizado mais de 60 vezes, desde 2001, como parte das responsabilidades do governo em combater desastres como, por exemplo, a destruição da Nave espacial Columbia em 2003, o incêndio numa planta petroquímica em 2005, as consequências dos furações Katrina e Rita em 2005, e nos diversos incêndios que ocorrem frequentemente nos estados da Califórnia.EPA ASPECT

Leia "Watching the Weather" para mais informações nesta e em outras instalações da ABB para agências espaciais e meteorológicas.

Você Sabia?
A ABB desenvolveu uma solução completa de energia e automação para a única plataforma mundial flutuante de lançamento de foguetes e navio de comando e controle, usado para o lançamento de satélites ao espaço a partir do Oceano Pacífico ABB Review 3/2006.

A ABB forneceu uma grande variedade de sistemas de acionamento que permitem que a Boeing, NASA e Força aérea dos Estados Unidos meçam o desempenho aerodinâmico das aeronaves de alta performance no tunel de vento nas plantas de teste nos Estados Unidos."ABB drive system to power Boeing wind tunnel"




      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    Imagem da terra, em 08 de dezembro de 1968, tirada pelos astronautas do Apollo 8 (foto cortesia dos arquivos da NASA)
    seitp202 9b45b753ad377a5883257575006554aa