Motor ABB estabelece recorde mundial em eficiência energética e economiza meio milhão de dólares

2017-07-06

A ABB, líder pioneira em tecnologia, consegue quase 100% de eficiência energética com motor síncrono. Os testes realizados em um motor ABB síncrono de seis polos e 44 megawatts pouco antes da entrega mostraram uma eficiência 0,25% maior do que os 98,8% estipulados no contrato. O resultado foi o recorde mundial em eficiência de motor elétrico. Esse aumento da eficiência poderia economizar cerca de US$ 500.000 em custos de energia elétrica ao longo do ciclo de vida de 20 anos de cada motor.

“Os custos de eletricidade são, sem dúvida, o maior componente no custo total de propriedade de um motor. Portanto, economias como esta causam um impacto significativo nos lucros”, explica Sami Atiya, presidente da divisão de Robotics and Motion da ABB. “Além da eficiência extremamente elevada, os motores síncronos são conhecidos pela qualidade e confiabilidade comprovadas. O design robusto garante confiabilidade em temperaturas operacionais reduzidas e baixa vibração. Nossa empresa é líder em pioneirismo em tecnologia e está conduzindo a revolução energética. Além disso, como parte da estratégia Next Level, assumimos o compromisso de desenvolver tecnologias capazes de aumentar a eficiência e a produtividade”.

O recorde mundial em eficiência foi atingido após a otimização das funcionalidades elétricas e mecânicas do motor, com base no conhecimento de aplicação da ABB e em mais de 100 anos de experiência em fabricação de motores elétricos. A eficiência média para esse tipo de motor síncrono fica entre 98,2% e 98,8%. Se o motor estiver em operação contínua, o aumento de 0,25% na eficiência economiza 1.000 MWh de energia por ano – o equivalente ao consumo anual de eletricidade de 240 residências europeias.

A atual demanda mundial de energia quase dobrou em relação a 30 anos atrás. Até 2030, poderá subir mais de 50% novamente, de acordo com estimativas da Agência Internacional de Energia. Para lidar com isso, não bastam novos recursos energéticos. É fundamental usar a energia já disponível de forma mais eficiente. O potencial de economia de energia na indústria é imenso no que se refere às aplicações motorizadas. Em geral, unidades de velocidade variável e motores de alta eficiência podem ajudar a diminuir o uso de energia em 20% a 50%, pois reduzem o consumo e as perdas de energia.

A eficiência do motor é a relação entre a saída de energia mecânica dividida pela entrada de energia elétrica. Os resultados recordistas foram obtidos durante testes realizados com um cliente que instalará motores síncronos ABB para acionar compressores em uma instalação de separação de ar que produz gases industriais. O motor síncrono é um tipo especial de motor de corrente alternada (AC). Alguns têm 5 x 4 x 4 metros de dimensão e uma potência de saída de 44 MW. Normalmente, os motores síncronos são usados para acionar ventiladores, bombas, laminadores, guindastes para mineração e compressores em setores como separação de ar, óleo e gás, químico, marítimo, metais, mineração, água e o de papel e celulose.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Informações para a imprensa
    • Imagem corporativa
      www.imagemcorporativa.com.br

      Paula Janer
      Telefone: +55 11 3526-4572
      paula.janer@imagemcorporativa.com.br

      Adélia Chagas
      Telefone: +55 11 3526-4538
      adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

      Bárbara Pereira
      Telefone: +55 11 3526-4562
      barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

      Isabella Ortega
      Telefone: +55 11 3526-4588
      isabella.ortega@imagemcorporativa
    seitp202 a74bb497f30fb584c1258155005f4051