YuMi sobe ao palco

2017-09-13

Como em performances anteriores realizadas sob o teto coberto de afrescos no extraordinariamente elegante Tetro Verdi, em Pisa, na Itália, os músicos sentam-se atentos, com instrumentos a postos e olhos concentrados no Maestro. Os solistas também estão prontos, esperando pelo movimento ascendente da batuta do maestro para começar. Ainda assim, essa não é uma apresentação comum, e esse não é um maestro comum. Aqui, o YuMi da ABB, o primeiro robô de dois braços verdadeiramente colaborativo do mundo, está fazendo sua estreia como maestro.



Esta foi a cena na noite passada, quando YuMi regeu o tenor italiano Andrea Bocelli em um programa de Verdi em um concerto de gala para o First International Festival of Robotics (primeiro Festival Internacional de Robótica). Mais de 800 convidados ilustres de todo o mundo desfrutaram do programa intitulado “Um fôlego de esperança: do Stradivarius para o robô”. Entre os convidados para esta apresentação especial estava o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer, que estava na liderança na época em foi desenvolvido o YuMi, quando era responsável pelo turnaround do negócio de robótica.


Andrea Bocelli no palco com o YuMi

Em um dos mais belos teatros da tradição italiana, o Maestro Bocelli cantou enquanto YuMi regeu “La Donna è Mobile”, a famosa ária do “Rigoletto” de Verdi. O YuMi continuou regendo enquanto a solista Maria Luigia Borsi cantou a clássica ária para sopranos “O mio babbino caro”, da ópera “Gianni Schicchi” de Puccini. Para concluir, o YuMi também regeu a passagem do interlúdio de Mascagni da ópera “Cavalleria Rusticana”.


Maria Luigia Borsi no palco com o YuMi

Um interlúdio de 15 minutos no programa da noite, esse evento único mostrou que a colaboração entre humanos e robôs pode funcionar perfeitamente.
O Maestro Bocelli foi efusivo ao elogiar a apresentação. “Foi muito divertido apresentar-me com o YuMi, o robô colaborativo da ABB. Isso mostrou que um robô pode realmente reger uma orquestra, mas somente com o excelente trabalho de engenheiros talentosos e um maestro de verdade. Parabéns à equipe que realizou isso”, afirma.


Andrea Bocelli e o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer com o YuMi antes do concerto.

“Acho que esta noite estamos realmente fazendo história e escrevendo o futuro das aplicações da robótica”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer depois da performance. “O YuMi demonstrou um alto grau de intuitividade e de capacidade de autoaprendizagem – mostrou as incríveis maravilhas de nosso software, que aprende o movimento de um maestro, sente a música e rege uma orquestra inteira”.

Reger uma orquestra é uma das mais elevadas formas de arte – trata-se da integração das mais diversas vozes dos músicos em uma única expressão a serviço do compositor. O YuMi é uma das mais elevadas formas da tecnologia robótica, mudando a maneira como o mundo olha para a colaboração homem-robô. A união tão suave dessas duas formas durante a apresentação é um testemunho para a natureza evolutiva de como o homem e a máquina podem trabalhar juntos de maneiras totalmente novas.

O diretor da Lucca Philharmonic Orchestra, Maestro Andrea Colombini, que ajudou a preparar o Yumi para o evento, estava muito entusiasmado com a sofisticada tecnologia do YuMi. “A configuração das interações entre o cotovelo, o antebraço e o pulso do robô, fazendo uso de sua versatilidade em tentativas repetidas e rigorosas de decompor os tempos mais fracos e os mais fortes foi muito bem-sucedida”, ele disse. As nuances gestuais de um maestro foram totalmente reproduzidas em um nível que anteriormente era impensável para ele.


Andrea Colombini e o YuMi

O YuMi atingiu um nível muito alto de fluidez nos gestos, com uma suavidade de toque incrível e nuances expressivas. Este é um avanço impressionante, considerando-se a rigidez dos gestos de robôs anteriores. Tudo isso mostra a simplicidade de programação do YuMi para fazer os trabalhos mais delicados na montagem eletromecânica.

A apresentação do YuMi foi desenvolvida em duas etapas. Em ensaios, os movimentos de Colombini foram capturados por meio de um processo chamado “programação guiada pelo operador”, em que os dois braços do robô são guiados para seguir os movimentos com grande atenção aos detalhes; depois, esses movimentos são gravados. A segunda etapa envolvia o ajuste fino dos movimentos no programa RobotStudio, da ABB, no qual os gestos foram sincronizados com a música. Com a expertise técnica da ABB, a programação guiada pelo operador permitiu que Colombini se concentrasse na execução daquilo que ele faz melhor, levar música à vida.

O primeiro International Festival of Robotics foi um lugar para a divulgação da consciência da robótica e das aplicações da robótica, incluindo robôs colaborativos industriais como o YuMi.

Embora essa performance proporcione uma visão inspiradora para o futuro, é improvável que os robôs venham a apresentar a capacidade de combinar a erudição, a arte, a técnica, a interpretação e o carisma de um hábil maestro humano. O simples objetivo é desenvolver robôs industriais que sejam mais fáceis de usar e funcionem melhor com menos intervenção humana.

Assim como o YuMi encantou o Maestro, os robôs trazem experiências e emoção únicas para seus mundos.



O primeiro International Robotics Festival em Pisa, na Itália, de 7 a 13 de setembro, tem como objetivo disseminar a consciência e desenvolver o conhecimento neste campo em todas as áreas e aplicações. Instituições, universidades, museus, fundações e muitos institutos de pesquisa se uniram para promover este evento único e abrangente. O rico programa inclui conferências e debates, tanto científicos quanto didáticos, um programa de cinema, exposições de robótica educacional e demonstrações de robótica aplicada.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Informações para a imprensa
    • Imagem corporativa
      www.imagemcorporativa.com.br

      Paula Janer
      Telefone: +55 11 3526-4572
      paula.janer@imagemcorporativa.com.br

      Adélia Chagas
      Telefone: +55 11 3526-4538
      adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

      Bárbara Pereira
      Telefone: +55 11 3526-4562
      barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

      Isabella Ortega
      Telefone: +55 11 3526-4588
      isabella.ortega@imagemcorporativa
    seitp202 ac8e2ec83d77efbac125819a006106d4