Suzlon fecha contrato de R$ 38 milhões com ABB

2011-03-10 - Projeto inclui duas subestações principais e 104 subestações unitárias que atenderão parques implantados pela Suzlon nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Ceará/São Paulo - A Suzlon Energia Eólica do Brasil Ltda., líder no mercado brasileiro com 42% da capacidade eólica instalada nacional, e a ABB, grupo líder em tecnologia de energia e automação, fecharam contrato de R$ 38 milhões para o fornecimento de 106 subestações para atender parques eólicos a ser implantados pela Suzlon no Brasil.

O contrato do tipo turn-key inclui duas subestações principais de 230 kV (kilovolt), com capacidades de 150 MVA (mega volt ampère) e 60 MVA, e 104 subestações unitárias de 36 kV, com capacidade de 2,5 MVA. As 104 subestações unitárias, instaladas uma em cada turbina, serão fornecidas completamente automatizadas pela ABB, permitindo, a exemplo dos aerogeradores, que sejam monitoradas e comandadas a partir do Centro de Monitoramento 24h da Suzlon, em Fortaleza. O monitoramento digital oferece acompanhamento e operação em tempo real dos parques, contribuindo para o aumento dos índices de disponibilidade. Hoje a Suzlon apresenta média de disponibilidade acima de 98% em seus parques eólicos operados no Brasil.

Outro ponto inovador será a utilização de Subestações Compactas tipo CSS Wind ABB, concebidas com tecnologia dedicada para atendimento do alto requisito de disponibilidade de energia e de proteção ao agressivo ambiente de instalação. As CSS trazem consigo a instalação de transformadores compactos de baixa perda, que aumentam em quase 1% o rendimento energético do parque eólico, relés de proteção nativos em IEC 61850, que podem se comunicar com a subestação principal, concreto especial para a aplicação litorânea, painéis 34,5Kv isolados a gás SF6 e resistentes a arco interno que aumentam a segurança de operação e atendimento da NR10.

O contrato com a ABB irá atender o projeto fechado pela Suzlon com a Martifer Renováveis Geração de Energia e Participações S.A, para implantação, operação e manutenção de 218 MW no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Arthur Lavieri, CEO da Suzlon Brasil, mostra-se otimista com a parceria: “Ao mesmo tempo em que é líder de mercado mundial, a ABB possui ampla experiência no mercado de energia eólica aqui no Brasil. As subestações desempenham um papel determinante na performance e bom funcionamento de um parque eólico e a parceria com uma empresa do porte da ABB dá à Suzlon e aos nossos clientes a segurança de que precisamos em nossos projetos”.

Manfred Hattenberger, Gerente Geral – Geração Eólica da ABB, comenta sobre o projeto: “O fornecimento objeto deste contrato assinado com a Suzlon, além de atender os requisitos de qualidade e desempenho técnico exigidos pelo cliente, demonstra que o trabalho em conjunto entre Cliente e Fornecedor se traduz em benefício para todas as partes envolvidas. Ao cliente que tem a garantia de estar adquirindo produtos e sistemas que são o “estado da arte” e por conseqüência inseridos em sua política de qualidade e excelência operacional. E ao fornecedor que pôde discutir, propor e fazer parte da solução desejada pelo cliente.”

Sobre a Suzlon Brasil

Desde que estabeleceu suas operações no país, em 2006, a Suzlon Energia Eólica do Brasil assumiu a primeira posição no ranking brasileiro de fornecedores de aerogeradores, por capacidade instalada, com um market share de 42% (Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, janeiro de 2011). A Suzlon Brasil é subsidiária no país da Suzlon Energy Limited, terceira maior fabricante mundial de aerogeradores*. Com um rápido desenvolvimento no Brasil, a Suzlon instalou com sucesso 183 turbinas em 11 projetos, fornecendo mais de 380 MW de energia limpa. As operações da companhia estão localizadas no estado do Ceará, com escritórios de vendas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para obter mais informações sobre a Suzlon, visite: www.suzlon.com

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de potência e de automação que proporcionam aos seus clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance enquanto reduzem seus impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 124.000 funcionários.

Notas:
* Suzlon e REpower, se analisadas em conjunto, ocupam a posição de terceira fornecedora de aerogeradores do mundo em termos de market share. Market share de 9.8% derivado da BTM Consult ApS World Market Update 2009, que aponta a Suzlon com 6.4% do market share global e a Repower com 3.4%.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 c5347f582b5183248325784f005ce708