ABB e a Northvolt formam parceria para criar a maior fábrica de baterias da Europa

2017-09-27 - Parceria para digitalização industrial e eletrificação inteligente

A ABB e a Northvolt assinaram um memorando de entendimento (Memorandum of Understanding - MOU) para uma ampla parceria de oferta e tecnologia, incluindo produtos e serviços para a fábrica de baterias de íon-lítio de última geração da Northvolt e estreita colaboração no desenvolvimento de soluções de bateria e atividades de P&D. Os empreendimentos de tecnologia da ABB (ATV) apoiarão a fase inicial deste projeto através de um investimento inicial.

A Northvolt construirá, na Suécia, a maior e mais avançada fábrica europeia de baterias de lítio-íon. Apoiada pelos conhecimentos técnicos de automação industrial, robótica integrada, automação de fábrica e de equipamentos, eletrificação, do ABB Ability (oferta digital unificada para todos os setores da indústria), em uma solução global, a fábrica fornecerá aos clientes europeus nos principais setores automotivos uma alta qualidade e soluções personalizáveis de bateria. A fábrica está prevista para começar a produção em 2020. Uma linha de demonstração estará pronta até 2019 e permitirá que a Northvolt otimize continuamente produtos e processos.

"Estamos entusiasmados em apoiar o projeto da Northvolt para construir a fábrica de baterias do futuro aqui em um dos nossos países de origem", disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “Esta fábrica exclusivamente integrada seria um verdadeiro exemplo da liderança da ABB em automação industrial e eletrificação inteligente e contribuiria para atender à demanda crescente por soluções de armazenamento mais inteligentes e mais sustentáveis."

A Revolução Energética tem estimulado o uso de fontes de energia renováveis e tem reduzido a dependência de combustíveis fósseis. Eletrificação e armazenamento são as chaves para uma sociedade neutra em carbono. A mudança para a mobilidade elétrica por si só irá conduzir a necessidade por baterias a novos patamares. A capacidade de armazenar energia é também crucial para libertar a geração e a distribuição de energia do mundo dos combustíveis fósseis, de forma planejada.

“O mundo está caminhando rapidamente para a eletrificação. Queremos facilitar essa transição por meio da construção da maior e mais inovadora fábrica de baterias de íon-lítio no continente europeu, e da produção das pilhas mais ecológicas do mundo. A ABB está na vanguarda da eletrificação, e estamos muito felizes em tê-los a bordo como parceiro estratégico, principal fornecedor e investidor", disse Peter Carlsson, CEO da Northvolt.

Os produtos e serviços que a ABB pretende fornecer incluem uma solução totalmente integrada de robótica, automação e eletrificação, incluindo o sistema da ABB líder do setor de controle de distribuição, o Sistema 800xA do ABB Ability, bem como avançadas soluções digitais, tais como a Gestão de Operações de Fabricações do ABB Ability, tornando esta fábrica um verdadeiro exemplo para a Industria 4.0.

Ambos os parceiros chegaram a um acordo sobre uma colaboração tecnológica para impulsionar a inovação em tecnologia de baterias em áreas como plataforma de produção, projeto de célula e de módulo, e desempenho de bateria. As empresas pretendem ter uma estreita colaboração no desenvolvimento de soluções de bateria para aplicações móveis e fixas, incluindo um potencial fornecimento de baterias.

"Vemos grande potencial na parceria com a Northvolt para desenvolver soluções ecológicas para serviços de abastecimento públicos, indústrias, bem como infraestrutura e transporte. Este é um verdadeiro marco para nós e para nossos clientes em nosso objetivo para uma sociedade livre de combustíveis fósseis, especialmente aqui na Suécia ", diz Johan Söderström, MD da ABB da Suécia.

Sobre a ABB
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder e pioneira em tecnologias de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes elétricas, atendendo globalmente concessionárias de serviços públicos e clientes da indústria, bem como de transportes e infraestrutura. Dando continuidade a uma história de mais de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 136.000 colaboradores

Sobre a Northvolt
A Eletrificação e o armazenamento de energia renovável são as chaves para uma sociedade neutra em carbono. Baterias permitirão essa transição. O setor automobilístico por si só precisará de baterias em grande número para substituir os combustíveis fósseis com eletricidade. A capacidade de armazenar energia é também essencial para libertar a geração e a distribuição de energia mundial do carvão, petróleo e gás natural. A Northvolt acelera essa transição, por meio da construção da maior fábrica de baterias da Europa.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube



      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Informações para a imprensa
    • Imagem corporativa
      www.imagemcorporativa.com.br

      Paula Janer
      Telefone: +55 11 3526-4572
      paula.janer@imagemcorporativa.com.br

      Adélia Chagas
      Telefone: +55 11 3526-4538
      adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

      Bárbara Pereira
      Telefone: +55 11 3526-4562
      barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

      Isabella Ortega
      Telefone: +55 11 3526-4588
      isabella.ortega@imagemcorporativa
    seitp202 e325e4518b2b041ac12581a80076ab11